UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEPOIS DO VENDAVAL

Peças recuperadas após saques são exibidas

EUA reabrem museu de Bagdá por 2 horas

DA REDAÇÃO

Com uma exibição dos tesouros reais de Nimrud e sob rígido esquema de segurança, a administração americana no Iraque abriu ontem por duas horas o Museu Nacional Iraquiano, saqueado durante a guerra, para exibir peças recuperadas.
A administração acredita que o museu deve ser aberto ao público em novembro. Visitaram o acervo ontem o administrador americano do Iraque, Paul Bremer, e convidados.
As jóias de ouro da coleção haviam sido exibidas uma única vez em Bagdá desde a sua descoberta, em tumbas sob um palácio do século 19, no fim dos anos 80. Após a mostra, as jóias foram levadas para os cofres do Banco Central do país. Pouco antes da abertura do museu, foi ouvida uma explosão nas imediações.
Estimativas iniciais colocavam em 170 mil o número de relíquias e objetos de arte saqueados no Iraque, mas a quantidade foi considerada exagerada depois. Já as peças recuperadas são contabilizadas em dezenas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Após desafio de Bush, 10 americanos são feridos
Próximo Texto: União européia: Berlusconi "lamenta" gafe sobre nazismo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.