UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA AO TERROR

Al Dandani encabeçava lista de supostos membros da Al Qaeda

Suspeito de ataque em Riad é morto

DA REDAÇÃO

O suspeito mais procurado na Arábia Saudita por envolvimento com os atentados de 12 de maio em Riad, Turki Nasser al Dandani, foi morto ontem em confronto com a polícia saudita, de acordo com o Ministério do Interior.
Outros três "terroristas procurados" acabaram mortos no tiroteio. Um quinto se entregou.
A informação divulgada antes era a de que Dandani havia se suicidado. Ele era o primeiro em uma relação de 19 suspeitos de integrar a rede terrorista Al Qaeda, divulgada antes dos três ataques que mataram em maio 35 pessoas, incluindo os nove suicidas.
Segundo o comunicado do Ministério do Interior, o saudita Al Dandani e os outros quatro suspeitos foram localizados no norte do país escondidos na casa do imã de uma mesquita da cidade de Suwayr. Eles teriam atirado nos policiais, que responderam.
Outros três acusados de tentar ajudar os cinco suspeitos a fugir do país foram presos. O local do confronto com o grupo de Al Dandani fica a 160 km da fronteira com o Iraque e a Jordânia. O imã também se entregou.
Dos quatro mortos, dois eram sauditas e dois kuaitianos. Além de Al Dandani, mais um estava na lista de 19 procurados. Dois policiais se feriram levemente.
O confronto aconteceu uma semana depois de um especialista em explosivos acusado de envolvimento nos atentados em Riad ter se entregado à polícia.
Entre os 35 mortos nas explosões em complexos residenciais da capital do país, nove eram americanos.
A Arábia Saudita e os Estados Unidos responsabilizaram pelos atentados a Al Qaeda, do saudita Osama bin Laden.
O combate ao grupo terrorista na Arábia Saudita foi intensificado desde o ataque de 12 de maio. Já foram presas 124 pessoas.
As autoridades sauditas tentam demonstrar esforço para capturar integrantes e financiadores da Al Qaeda, acusada pelos ataques do 11 de Setembro nos EUA.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Religião: Papa deixa de usar língua portuguesa
Próximo Texto: Panorâmica - Argentina: Presidente em exercício da Corte Suprema renuncia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.