São Paulo, domingo, 04 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hillary assina na Polônia acordo de escudo antimísseis

Projeto irrita russos, que veem ameaça ao seu arsenal nuclear; Washington diz ter o Irã como alvo principal

Assinatura acontece um dia antes de eleição pra sucessor de presidente morto em acidente de avião em abril passado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em visita a Cracóvia, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e o chanceler polonês, Radoslaw Sikorski, assinaram ontem acordo para instalar um escudo antimísseis americano no país.
O projeto gera tensão entre Washington e Moscou. Criado no governo de George W. Bush (2001-2009), ele foi refeito sob Barack Obama, em gesto de boa vontade com o governo russo. O novo plano diminui a capacidade de resistência do escudo.
Para o Kremlin, o sistema é uma ameaça ao seu arsenal nuclear, além de representar uma expansão da influência do Ocidente numa região de ex-repúblicas soviéticas.
Hillary disse que o sistema não está direcionado contra a Rússia e que visa proteger do Irã os aliados e tropas.
O texto final do acordo, que faz apenas ajustes técnicos na proposta de Obama, ocorre um dia antes do segundo turno da eleição presidencial polonesa.
Hoje o país decide o sucessor de Lech Kaczynski, morto num desastre aéreo em abril, ao lado de outros líderes poloneses. Os candidatos são o irmão gêmeo do mandatário, Jaroslaw Kaczynski, e o presidente interino, Bronislaw Komorowski, que é pró-UE.
Desde 1999 a Polônia faz parte da Otan (aliança militar ocidental) e, de 2004, da UE.


Texto Anterior: Raio-X Mauricio Funes
Próximo Texto: Explosão de caminhão-tanque mata pelo menos 220 no Congo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.