São Paulo, sexta-feira, 04 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BÁLCÃS
Governo iugoslavo acusa britânicos e canadenses de sabotagem e espionagem
O Exército iugoslavo disse ontem ter prendido, em Montenegro, dois britânicos e dois canadenses, que carregavam equipamentos militares e explosivos. Para as Forças Armadas iugoslavas, isso é um indício de que eles são especialistas em sabotagem.
Os militares informaram que os quatro foram detidos na terça à noite perto da fronteira entre Montenegro e Kosovo. E acrescentaram que os dois britânicos e os dois canadenses poderiam estar treinando policiais em Montenegro, cujo governo é contra o controle do presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic.
A OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa) confirmou que os dois britânicos detidos fazem parte de seu grupo para treinamento de policiais em Kosovo, mas ressaltou que eles estavam de férias.
Laura O'Mahoney, porta-voz da OSCE, disse que "os instrutores da polícia não portam armas e não trabalham como policiais em território kosovar".
Montenegro e Sérvia são as duas repúblicas que compõem a Iugoslávia. Há também no país duas regiões autônomas: Kosovo e Vojvodina.
A Chancelaria britânica exigiu que o embaixador iugoslavo em Londres pressionasse Belgrado para obter informações sobre a prisão dos britânicos. E afirmou que o governo iugoslavo tinha violado sua obrigação legal de informar diplomatas britânicos no país do ocorrido.
"É inaceitável expor cidadãos britânicos ante os meios de comunicação internacionais sob acusação de terrorismo e espionagem. Ainda não há nada que comprove essas acusações", afirmou a Chancelaria, em nota oficial divulgada ontem à noite.
A prisão dos quatro estrangeiros aconteceu num momento em que aumenta a tensão na Iugoslávia, à medida que se aproximam as eleições de setembro.
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Justiça: Pinochet não deseja fazer exames médicos
Próximo Texto: Air France não trocou peça das aeronaves
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.