São Paulo, sábado, 04 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Meteorologistas temem, porém, que ele volte a crescer

Furacão Frances perde força nas Bahamas e segue rumo à Flórida

DA REDAÇÃO

O furacão Frances passou ontem por Nassau, maior cidade e capital das Bahamas, deixando um rastro destruição. Uma pessoa morreu. Navios de cruzeiro desviaram o curso para evitar o furacão e hotéis à beira-mar nas mais de 700 ilhas do arquipélago foram esvaziados. Enfraquecido, o furacão segue agora para a Flórida, onde deve chegar hoje por volta do meio-dia.
A velocidade dos ventos do Frances caiu de 233 km/hora para 193 km/hora, o que o torna um furacão de categoria 3 numa escala de 1 a 5 (mais forte).
Segundo Jamie Rhome, do Centro Nacional de Furacões, em Miami, o Frances ainda pode recuperar força antes de atingir os Estados Unidos.
Movendo-se a 14 km/h, o Frances estava a cerca de 320 quilômetros do sudeste da Flórida por volta das 17h de ontem (18h no horário de Brasília). Trezentas mil pessoas foram retiradas no condado de West Palm Beach, por onde deve passar o olho do furacão. Vinte e três centros para servir de abrigo estão preparados para receber até 50 mil pessoas.
A Flórida enfrentou há apenas três semanas a força do furacão Charley, de categoria 4, que atingiu 233 km/hora e causou danos na casa de bilhões de dólares e matou 27 pessoas.
Nas Bahamas, a região atingida ontem concentra dois terços dos cerca de 300 mil habitantes do país. Ventos constantes de 72 km/ hora varreram as ruas, com rajadas de até 121 km/hora. Destroços se espalham por todos os lugares. A polícia registrou saques.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Eleição nos EUA: Bush abre 11 pontos de vantagem sobre Kerry
Próximo Texto: Iraque sob tutela: Espera por libertação de franceses continua
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.