São Paulo, domingo, 04 de setembro de 2005

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

FRANÇA

Chirac ficará uma semana no hospital
O governo da França anunciou ontem que o presidente Jacques Chirac terá de passar uma semana no hospital por causa de um problema vascular que tem afetado sua visão.
Chirac, 72, foi internado anteontem numa instituição militar e teve de cancelar os compromissos dos próximos sete dias. Não foi anunciada transferência do cargo. O premiê Dominique de Villepin disse ter tratado de assuntos de governo com Chirac por telefone.
A assessoria do presidente informou apenas que ele sofre de "dificuldades leves de visão", como conseqüência de um "acidente vascular". Ele passará por uma série de exames, inclusive no cérebro.

AFEGANISTÃO

Britânico seqüestrado é achado morto
As tropas de coalizão no Afeganistão que procuravam pelo britânico David Addison encontraram um corpo ontem que acreditam ser do engenheiro desaparecido. No mesmo dia, autópsias descobriram que dois corpos achados em outro local eram de dois professores japoneses desaparecidos desde o mês passado.

ORIENTE MÉDIO

Abbas prevê reinício de processo de paz e criação de Estado palestino em 2006
O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse ontem que as negociações de paz com Israel poderão ser retomadas assim que for concluída a última etapa da retirada israelense de Gaza e que espera que um Estado palestino seja definido já no próximo ano.
"Passamos por um momento de esperança", afirmou, em entrevista à agência de notícias Associated Press. "E esperamos que um Estado palestino possa ser criado no próximo ano. O que é importante é ter o Estado."
Abbas se comprometeu ainda a, em três semanas, colocar sobre seu controle várias milícias de seu grupo político, o Fatah.
Segundo ele, o governo dos EUA lhe assegurou que as negociações serão retomadas assim que Israel conclua a última etapa da retirada de Gaza, por volta do dia 15 deste mês, com a saída dos militares que fazem a demolição das construções.


Texto Anterior: Ásia: Pyongyang faz reformas e aumenta disparidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.