UOL


São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush cobra documentos ligados a vazamento

DA FRANCE PRESSE

A Casa Branca anunciou ontem que ordenou a seus funcionários que entreguem, antes de terça-feira, todos os materiais e documentos relacionados ao vazamento do nome da agente da CIA (agência de inteligência dos EUA) casada com o ex-embaixador dos EUA no Iraque Joseph Wilson.
Anteontem à noite, o Departamento da Justiça pediu que todos os documentos relacionados ao caso fossem entregues às autoridades. Os objetivos da investigação são descobrir quem está por trás do vazamento da informação confidencial e se isso ocorreu como forma de represália às acusações públicas feitas por Wilson contra o governo dos EUA. Segundo ele, Washington exagerou a ameaça representada pelo Iraque antes da guerra.
"O presidente [George W. Bush] exortou todos a cooperar com o Departamento da Justiça. Queremos descobrir o que ocorreu o mais rápido possível", disse Scott McClellan, porta-voz da Casa Branca.
O jornalista que publicou a informação, o colunista conservador Robert Novak, identificou "dois altos funcionários do governo" como suas fontes. Wilson ligou o vazamento a Karl Rove, assessor de Bush. McClellan classificou essa acusação de "ridícula".


Texto Anterior: Cai confiança na política externa do presidente
Próximo Texto: Cresce dúvida sobre aprovação de resolução
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.