São Paulo, quinta-feira, 04 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GATES NA AMÉRICA LATINA

EUA defendem que militares combatam o narcotráfico

DA REUTERS

O Pentágono defende que as Forças Armadas dos países latinos-americanos, mais que a suas polícias, devem ser as responsáveis pelo combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.
A visão foi explicada por um funcionário americano, integrante da comitiva que acompanha o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, em sua visita a América Latina nesta semana. Gates estava na Colômbia ontem.
O funcionário disse que, para os EUA, o modelo ideal é o de separação total entre polícia e militares. Na região, porém, onde as forças policiais são fracas, o Pentágono crê que o papel das Forças Armadas pode ser mais efetiva. O americano citou o exemplo do México, onde recentemente militares passaram a atuar contra o tráfico.
O tema é controverso. Para especialistas, Forças Armadas com poder de polícia são um risco à democracia -ainda mais em uma região com histórico de ditaduras e que ainda não completou a transição para o controle civil da atividade militar.


Texto Anterior: Bush veta ampliação de seguro-saúde
Próximo Texto: Fantasma de Pablo Escobar assombra Uribe na Colômbia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.