São Paulo, quarta, 4 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como é o sistema eleitoral

de Nova York

O voto nos EUA é permitido a qualquer cidadão acima de 18 anos, não é obrigatório e é distrital. Isso significa que cada cada distrito eleitoral do país escolhe um único representante para a Câmara. No total, são 435 deputados.
Os distritos englobam um determinado número de eleitores. O candidato mais votado no distrito é eleito, garantindo a representação parlamentar local.
O sistema permite também que candidatos com votações expressivas fiquem de fora da Câmara.
Se um candidato tiver 100 mil votos, mas ficar em segundo lugar, não é eleito. Já em outro distrito, um candidato pode ter 50 mil votos e garantir a vaga.
Com o sistema, uma escolha no interior do Texas tem o mesmo valor representativo que uma escolha em Washington, por exemplo.
Alguns distritos são redutos republicanos, outros democratas. Segundo analistas, somente cerca de 50 cadeiras estavam realmente em disputa ontem. Nas demais, o titular seria reeleito. (MaD)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.