São Paulo, quarta, 4 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa avalia deputados

de Nova York

A atual Câmara de Representantes (deputados) é vista como um órgão que ajudou a melhorar a economia dos EUA, mas que não entende os problemas da família norte-americana. Esse é o resultado parcial de uma pesquisa nacional publicada pelo jornal "The New York Times" na última sexta-feira.
O levantamento foi feito com 1.118 norte-americanos com direito a voto, por telefone, com margem de erro de cinco pontos percentuais.
Ele mostra que os democratas tiveram uma aprovação maior (56% a favor) do que a dos republicanos (45%) na atual legislatura. Os republicanos detêm o comando da Câmara.
O desenvolvimento econômico nos EUA é o principal feito dos representantes, aprovado por 74%. O país está com o menor nível de desemprego dos últimos 28 anos e teve superávit orçamentário no último ano, entre outros sinais de desenvolvimento.
Mas os eleitores têm reclamações a fazer. Somente 31% dos políticos estariam realmente voltados para os problemas dos norte-americanos, como redução de crimes, diminuição de impostos, melhorias na educação e na assistência social.
Dos entrevistados, 37% dizem que a principal preocupação dos atuais representantes é avaliar o comportamento de Clinton. Cerca de 69% dos entrevistados nessa pesquisa dizem que foi gasto muito tempo e dinheiro no caso.
Sete entre cada dez entrevistados declararam que o caso Lewinsky não deveria afetar sua intenção de voto na eleição de ontem. O presidente Bill Clinton não deveria ser a preocupação dos novos eleitos, segundo 59% dos entrevistados.
Os eleitores foram às urnas divididos quanto ao voto. Metade acha que os atuais representantes merecem ser reeleitos. Metade acredita que não.
O que eles mais procuraram na hora do voto foram candidatos com boa conduta ética (o item tem preferência de 41% dos entrevistados), que ajude a baixar impostos (40%) e que melhore a educação (30%). Essas perguntas foram de múltipla escolha. (MaD)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.