São Paulo, Sábado, 04 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NOS EUA
Adversário critica pacote fiscal anunciado por candidato
Debate mantém Bush como favorito entre republicanos

MARCIO AITH
de Washington

Terminou sem alterações no quadro eleitoral o primeiro debate com todos os pré-candidatos republicanos à Presidência dos EUA, ocorrido na última quarta-feira no Estado de New Hampshire (Costa Leste).
George W. Bush, governador do Texas que lidera as pesquisas de intenção de voto e que até então havia faltado a todos os outros debates com os cinco adversários de seu próprio partido, foi alvo de várias críticas. Mas, segundo analistas, conseguiu terminar o evento sem colocar sua liderança em risco.
Em fevereiro de 2000, New Hampshire será palco da primeira primária para a escolha dos candidatos às eleições presidenciais norte-americanas, que ocorrerão em novembro.
Embora Bush lidere com folga as pesquisas nacionais, ele e o senador John MacCain estão empatados nas pesquisas do Estado, seguidos pelo editor Steve Forbes, da revista "Forbes".
As maiores críticas a Bush partiram de Forbes, que atacou o plano fiscal anunciado pelo adversário terça-feira como "insuficiente" e "ineficaz" porque prevê um prazo de cinco anos para que todas as reduções e eliminações de impostos sejam efetivadas. Bush propôs cortes de US$ 430 bilhões em impostos federais em cinco anos.
"A população precisa disso agora", disse Forbes.
Bush defendeu-se com uma postura moderada: "Para alguns, (o plano fiscal) não é suficiente. Para outros, é grande demais. Isso me leva a crer que estou fazendo o correto".


Texto Anterior: Ano 2000: Estudo avalia ação de países contra bug
Próximo Texto: Irlanda do Norte: IRA nomeia membro para negociações de paz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.