São Paulo, Sábado, 04 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRLANDA DO NORTE
IRA nomeia membro para negociações de paz

Associated Press
Menino corre ao lado de mural do IRA (Exército Republicano Irlandês) na área católica de Belfast


FÁBIO ZANINI
enviado especial a Belfast

O IRA (Exército Republicano Irlandês, guerrilha católica) nomeou um de seus principais ativistas para integrar a comissão internacional que supervisionará o desarmamento dos paramilitares da Irlanda do Norte.
Comunicado do grupo divulgado ontem confirmou que uma pessoa -não identificada "por razões de segurança"- fará parte das negociações.
A concordância do IRA -que durante três décadas promoveu atos terroristas contra alvos protestantes- em apontar um membro para tomar parte no processo de desarmamento foi crucial para o estabelecimento de uma assembléia regional em Belfast, capital da região, anteontem.
O desarmamento de grupos terroristas faz parte do Acordo da Sexta-Feira Santa, assinado no ano passado entre líderes católicos e protestantes da região.
O IRA, que defende a integração da Irlanda do Norte à República da Irlanda, de maioria católica, está em cessar-fogo há dois anos e meio, mas mantém em seu poder mais de 500 armas.
A participação do grupo nas negociações deve começar na semana que vem. O desarmamento tem de estar completo até maio de 2000 -apesar de o IRA discordar da imposição desse prazo.
O primeiro-ministro da Irlanda do Norte, o protestante David Trimble, disse estar satisfeito com o anúncio do IRA.
"Fico feliz em saber que eles mantiveram a palavra", disse Trimble, que é unionista (defende a manutenção da Irlanda do Norte integrada ao Reino Unido).
Gerry Adams, presidente do partido católico Sinn Fein (braço político do IRA), afirmou que "sempre teve certeza" de que o grupo estava comprometido com o processo de paz.


Texto Anterior: Sucessão nos EUA: Debate mantém Bush como favorito entre republicanos
Próximo Texto: Turistas aproveitam época de paz para conhecer Belfast
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.