São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Índice

PROTEGER E SERVIR

Vestidas com quimonos, elas combatem aumento da criminalidade

"Hostesses" patrulham Tóquio

DA REUTERS

"Hostesses" [mulheres cuja função é servir bebidas e entreter os clientes de bares no Japão] japonesas uniram forças com a polícia num ato simbólico para enfrentar a crescente criminalidade em um dos mais badalados distritos de compras e entretenimento de Tóquio.
Queixando-se do aumento das ocorrências de furtos de carteiras e de roubos, que, segundo elas, está ocorrendo em Ginza, várias "hostesses" passaram a patrulhar, vestidas de quimono, o distrito situado no coração de Tóquio.
"Os homens também patrulham as ruas, mas sentimos que é nosso dever ajudar a tomar conta de nossa cidade, tornando-a novamente uma lugar cujas ruas são seguras, como era antes", diz Kie Kittaka, dona de um bar, vestindo um quimono.
Durante a noite, as "hostesses", auxiliadas por policiais, visitam bares distribuindo panfletos que chamam atenção para a criminalidade no distrito.
Não há nenhum índice alarmante sobre a criminalidade em Ginza, e Tóquio é amplamente reconhecida como uma das cidades mais seguras do mundo. Mas representantes do comércio local dizem que o distrito está sendo prejudicado.
"Nós não podemos deixar um único crime arruinar essa reputação [de local seguro]", diz Tadakazu Kamiya, diretor de uma associação de negócios local.


Texto Anterior: Europa: Violência de gangues suburbanas de Paris chega a Champs Elysées
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.