São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bispos espanhóis culpam liberação sexual por violência contra a mulher

DA REUTERS

Bispos da Igreja Católica da Espanha divulgaram um informe afirmando que a violência contra as mulheres cresceu no país por causa da liberação sexual ocorrida nos anos 60.
O documento dizia: "O tempo mostrou que as premissas da liberação [sexual] eram infundadas. Acima de tudo, isso [a liberação] nos deixou irrefutáveis provas de seus efeitos perniciosos. Estamos observando um alarmante crescimento da violência doméstica".
Diversos grupos da sociedade espanhola reagiram com dureza ao informe dos bispos.
"A doutrina católica exige que a mulher obedeça ao marido e a vê como uma serva, não como uma igual. A igreja deveria pedir desculpas e depois se manter calada", disse Ana Maria Pérez del Campo, que dirige uma organização de defesa das mulheres.
O diário "El País" escreveu em editorial: "Dizer que a violência doméstica é uma conseqüência do declínio do modelo tradicional de casamento católico é um absurdo. Esse tipo de crime [contra a mulher] existiu em todos os anos nos quais a Espanha foi um Estado católico militante".


Texto Anterior: Minorias: Gays podem casar de verdade, diz corte de Massachusetts
Próximo Texto: Iraque ocupado: Arsenal pode não existir, admite Rumsfeld
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.