São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentos sobre suborno ficarão em sigilo

DA REDAÇÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os documentos que atestam a tentativa do ex-ditador Saddam Hussein de subornar políticos estrangeiros serão mantidos em sigilo pelo Conselho de Governo Iraquiano. Segundo Muwaffaq al Rubaie, integrante do conselho citado por um jornal kuaitiano, as informações provocariam "convulsões" no mundo árabe.
O jornal bagdali "Al Mada" publicou uma reportagem em janeiro na qual lista 46 indivíduos, organizações e empresas que teriam recebido milhões de barris de petróleo de Saddam. Entre os citados, está o grupo esquerdista brasileiro MR-8, ligado ao ex-governador Orestes Quércia (PMDB-SP).

Curdos
O grupo Jaish Ansar al Sunna (exército dos protetores de Sunna) reivindicou a autoria dos dois atentados que mataram 109 pessoas em Irbil (norte) no último domingo. Em comunicado postado em um site de militância árabe, o grupo cita o apoio dos curdos, maioria na região, aos EUA.

De Villepin
O chanceler francês, Dominique de Villepin, criticou a posição de Washington durante um seminário em Brasília. "A ação unilateral só pode suscitar reações de alergia à potência", afirmou.
A França se opôs fortemente à guerra.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: Arsenal pode não existir, admite Rumsfeld
Próximo Texto: Blair defende a Guerra do Iraque no Parlamento e é vaiado pelo público
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.