São Paulo, sexta-feira, 05 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Índia acena a Paquistão e pede diálogo diplomático de alto nível

DO "FINANCIAL TIMES"

A Índia acenou ontem com a retomada dos diálogos bilaterais com o Paquistão, interrompidos após os atentados em Mumbai, em 2008, e tradicionalmente tensos -os países são rivais históricos e potências nucleares.
O aceno ocorreu no mesmo dia em que o governo da Índia admitiu que um dos mentores do ataque a Mumbai pode ser indiano -até então, Nova Déli dizia que os terroristas, que mataram 166 pessoas, eram todos de origem paquistanesa, membros do grupo Lashkar-e-Taiba, que combate a presença indiana na Caxemira.
Nova Déli informou que 1 dos 10 extremistas (já morto) tinha "características indianas" e era conhecido da Inteligência do país.
Enquanto isso, a Chancelaria indiana pediu encontro, em Nova Déli, entre altos diplomatas da Índia e do Paquistão, para tratar de temas como contraterrorismo.
Islamabad disse apreciar o gesto "se levar à retomada do diálogo bilateral" -que também interessa aos EUA, ao fazer com que o Paquistão foque suas forças na fronteira com o Afeganistão.


Texto Anterior: Reino Unido: 390 parlamentares terão de devolver US$ 1,6 mi ao Estado
Próximo Texto: Movimento "Tea Party" busca inspirar Partido Republicano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.