São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CHOQUE DE AVIÕES

Controladores de vôo serão processados
Autoridades judiciais da Suíça anunciaram ontem a abertura de uma investigação por homicídio no caso do choque de dois aviões na segunda-feira no sul da Alemanha, numa área próxima à fronteira com o território suíço, que deixou 71 mortos.
O processo será contra a empresa Skyguide, responsável pelo controle do tráfego aéreo no aeroporto de Zurique, na Suíça. Apesar de os aviões estarem sobre a Alemanha, o controle do tráfego aéreo na região já estava a cargo da torre de controle suíça.
O sistema automático de alarme de colisão da Skyguide estava desligado quando dois jatos se chocaram.
No incidente, um Tupolev-154 da Bashkirian Airlines que seguia de Moscou para Barcelona colidiu a 11 mil metros de altitude com um Boeing-757 cargueiro da empresa DHL, que viajava do Bahrein para Bruxelas com dois tripulantes. O piloto do avião russo teria sido avisado do risco de choque 44 segundos antes. Pilotos dizem que os avisos devem ser feitos com cinco minutos de antecedência.



Texto Anterior: Oriente Médio: Israel diz ter anulado liderança extremista
Próximo Texto: Chile: Pinochet renuncia a cargo de senador vitalício
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.