UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Bagdá, Rumsfeld diz que há tropas suficientes

DA REDAÇÃO

O secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, disse ontem, em visita a Bagdá, que não são necessárias mais tropas americanas no Iraque, mas pediu maior envolvimento iraquiano e internacional na segurança local.
Há até 22 mil soldados não-americanos no Iraque e cerca de 146 mil dos EUA. Para Rumsfeld, o contingente não-americano deveria ter um reforço de 15 mil homens. O secretário da Defesa disse ainda que a participação iraquiana nas forças de segurança precisa ser aumentada.
O general Ricardo Sanchez, comandante das tropas americanas no Iraque, afirmou que o envolvimento de mais países passaria uma mensagem à população iraquiana de que a comunidade internacional está comprometida com a estabilização do país.
Também para Sanchez, o contingente militar americano no Iraque é suficiente. Ele disse, porém, que mais soldados ajudariam nos futuros desafios. Entre as necessidades, citou o patrulhamento das fronteiras e a administração dos conflitos internos.
O Reino Unido, principal aliado dos EUA, parece estar próximo de mandar mais soldados para engrossar os 10 mil que já mantém em território iraquiano.
Segundo o jornal "The Daily Telegraph", o chanceler britânico, Jack Straw, quer o envio de mais 5.000 soldados para evitar o risco de uma "falha estratégica".
Rumsfeld voltou a dizer que a Síria e o Irã não estão se esforçando o suficiente para evitar a entrada de extremistas no Iraque, acusados de realizar campanha terrorista contra as forças de ocupação. Em ataques, 67 militares americanos e 11 britânicos já morreram desde o final dos principais combates no Iraque, em 1º de maio.
"Estamos insatisfeitos com o fato de que pessoas entram pelas fronteiras com a Síria e o Irã. Eles sabem que estamos insatisfeitos."
Nas investigações sobre os atentados, o FBI disse que identificou semelhanças em três de quatro ações, mas avaliou que ainda não se pode ter certeza de que foram realizados por um mesmo grupo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Bush vai pedir mais US$ 60 bi para pós-guerra
Próximo Texto: Bush decreta "Patriot Day" e reza por 11/9
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.