São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chegam a 250 as vítimas de Hanna, Gustav e Fay no Haiti

DA REDAÇÃO

O número de mortos no Haiti em decorrência da tempestade tropical Hanna, com ventos de 105 km/h, chegou ontem a 136, poucos dias após o furacão Gustav fazer ao menos 75 vítimas, e duas semanas depois da tempestade Fay deixar cerca de 40 mortos. Para o presidente haitiano, René Préval, a situação é "catastrófica" e comparável à Jeanne, tempestade tropical que matou 3.000 em 2004.
A região mais atingida é o norte, onde fica a cidade costeira de Gonaives (152 km da capital Porto Príncipe), de 300 mil habitantes, que se encontra isolada em função das inundações. Segundo relatos, os moradores ainda estão sobre os telhados das casas quase totalmente submersas dois dias após a passagem da tormenta e não tinham acesso a comida e água potável havia 36 horas.
Segundo a Minustah, missão da ONU no Haiti, que realiza resgates por helicópteros, as inundações chegam a 3 metros de altura e os deslizamentos são uma ameaça constante. Em Porto Rico, a morte de um colombiano e o desaparecimento da brasileira Fernanda Okumura Abensur, 22, são atribuídos à tempestade. Na República Dominicana, 7.500 pessoas foram evacuadas.
A Hanna encontra-se agora próxima às Bahamas e ameaça tornar-se furacão -a partir de 119 km/h- antes de chegar aos Estados de Carolina do Norte e Carolina do Sul, na costa leste americana. Enquanto isso, um novo furacão, o Ike, chegou ao nível 4 em uma escala de 5 e atingiu ventos de 225 km/h na manhã de ontem, mas permanece no oceano Atlântico e ainda não há previsão de quando e se chegará ao Caribe.
A temporada de furacões no Atlântico, que vai de junho a novembro, já soma três grandes eventos com o Ike -os outros foram o Bertha e o Gustav-, mas ainda não é pior do que a de 2005, que teve 28, incluindo o Katrina, que devastou Nova Orleans, nos EUA.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Ameaça de oposição a Evo preocupa Brasil
Próximo Texto: Oviedo vota com Lugo e destrava Senado no Paraguai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.