São Paulo, sábado, 05 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ESPLANADA DAS MESQUITAS

Israelenses dispersam palestinos com granadas de efeito moral
Policiais israelenses lançaram granadas de efeito moral na Esplanada das Mesquitas, local mais sagrado para os muçulmanos em Jerusalém, para dispersar palestinos que atiravam pedras nos guardas que patrulhavam o Muro das Lamentações, sagrado para os judeus.
Os palestinos estavam protestando contra uma nova legislação dos EUA que dá apoio à demanda de Israel por Jerusalém como sua capital. Essa demanda inclui a cidade velha, onde há uma mistura de templos e locais sagrados adorados tanto por muçulmanos quanto por judeus e cristãos. Os palestinos querem que essa parte da cidade seja a capital de seu futuro Estado.
Segundo testemunhas, cerca de 50 policiais entraram no complexo da grande mesquita para expulsar mais de 30 palestinos que atiravam pedras. Bombas de gás lacrimogêneo também foram usadas.
Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas. O enfrentamento ocorreu depois de terminadas as orações de sexta-feira nas mesquitas da área. Adnan al-Husseini, administrador do complexo, disse que mais de 5.000 pessoas compareceram às orações e que apenas um pequeno grupo ficou no local externando suas frustrações em relação à nova legislação americana. O porta-voz da polícia disse que os guardas reagiram às pedras para proteger os judeus que oravam junto ao Muro das Lamentações.


Texto Anterior: Europa: Comissão Européia deverá abrir as portas para 10 novas adesões à UE
Próximo Texto: EUA: Congresso chega a acordo para reforma eleitoral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.