São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EFEITO BESLAN

Contra terror, russos aceitam menos liberdade

DA REUTERS

Segundo pesquisa feita com 1.600 pessoas, publicada ontem, a maioria de russos está disposta a renunciar a liberdades civis e a aceitar a censura à mídia de oposição, em troca da prevenção a novos atentados terroristas.
Mas são poucos os entrevistados, cerca de um quarto, que acreditam na capacidade do governo de prevenir novos atentados.
O levantamento foi feito pelo Centro Levada, uma instituição independente. Segundo ele, 60% se dispunham a abrir mão de liberdades, como a de viajar dentro da Rússia ou ao exterior, caso obtivessem maior segurança.
A Rússia ainda está sob efeito da tragédia de Beslan, há pouco mais de um mês, quando foram mortas mais de 330 pessoas, em boa parte crianças, após seqüestro por terroristas tchetchenos.
Outros 57% estavam dispostos a tolerar que os serviços de inteligência grampeassem conversas telefônicas ou violassem sua correspondência.


Texto Anterior: Ásia: Afegãos vão à escola para aprender a votar
Próximo Texto: Ásia: Camboja julgará líderes do Khmer Vermelho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.