UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉDIA ITALIANA

Espetáculo do Nobel de Literatura de 97 teria sido ameaçada de censura

Berlusconi ganha cérebro de Putin em nova peça de Dario Fo

DA REUTERS

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, com o cérebro do presidente russo, Vladimir Putin? Bem-vindo à nova sátira política do teatrólogo Dario Fo, que está tomando a Itália de assalto.
"A Anomalia de Duas Cabeças" é o último trabalho de Fo -ganhador do Nobel de Literatura em 1997 e famoso por ironizar personalidades políticas.
"Meu Berlusconi tem dois cérebros, um para fazer declarações, outro para negá-las", disse Fo em entrevista anteontem, pouco antes da estréia, num teatro de Roma.
"O show é uma homenagem apaixonada à estupenda e incomparável imaginação e versatilidade do nosso primeiro-ministro", disse Fo, 77, que, na peça, interpreta uma "versão nanica" do líder italiano.
A história começa no verão passado, quando Berlusconi convidou Putin para a sua casa de veraneio.
A peça dá uma guinada sinistra quando assassinos matam Putin e deixam Berlusconi gravemente ferido. A única salvação para o líder italiano é receber um transplante de parte do cérebro de Putin.
O resultado? Um Berlusconi afundado na vodca, blasfemando em russo e acusando aliados de serem rebeldes tchetchenos.
Fo teve dificuldades para colocar seu último trabalho no palco. Em outubro, o diretor do teatro de Milão onde a peça deve ser encenada, no ano que vem, escreveu uma carta ao jornal "La Repubblica" afirmando que havia uma pressão indireta para recusar a peça.
A comissão do teatro acabou aprovando a produção, que pode ter recebido um empurrão de um aliado inesperado: Veronica Lario, a mulher de Berlusconi.
"A sátira contra Berlusconi é uma brincadeira. Censurá-la é uma atitude horrível, injusta... mas não creio que será o caso", disse ao "La Repubblica".


Texto Anterior: EUA rejeitam proposta para censo iraquiano
Próximo Texto: Separatismo Basco: Líder do braço militar do ETA é preso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.