UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA rejeitam proposta para censo iraquiano

DA REDAÇÃO

Os EUA rejeitaram uma proposta iraquiana para conduzir um censo no país, medida que abriria caminho para o recadastramento eleitoral e a promoção de eleições diretas em setembro de 2004.
Segundo o jornal "The New York Times", o Conselho de Governo Iraquiano nem sequer chegou a examinar o projeto, apresentado em outubro aos EUA por Nuha Yousef, diretora do Censo Iraquiano.
Washington, que hoje comanda a Autoridade Provisória da Coalizão (principal órgão Executivo do Iraque), pretende transferir o poder a um governo interino iraquiano em julho do ano que vem. Esse governo seria escolhido por assembléias de líderes regionais.
"Correr para encaixar um censo nesse cronograma com a situação de segurança que temos hoje não produziria o resultado desejado", disse Charles Healtly, porta-voz da APC, ao jornal. "É preciso muita preparação para as eleições, e temos preocupação em não apressar demais o processo."
Para os EUA, só após a elaboração de uma nova Constituição e do recadastramento de eleitores haveria condições para eleições diretas -e não há previsão para concluir esses processos. Além disso, Washington cita obstáculos logísticos à promoção do pleito.
O plano de Yousef, orçado em US$ 75 milhões, prevê a visita de todas as casas iraquianas pelos cerca de 400 mil professores existentes no país em um único dia, 30 de junho.
Ao saber da proposta nesta semana, membros do conselho que defendem eleições diretas em junho criticaram o fato de o plano não lhes ter sido apresentado antes. "Isso poderia mudar as coisas", disse T. Hamid al Bayati, conselheiro do atual presidente do conselho, o líder xiita Abdul Aziz al Hakim.
Como 60% de sua população é xiita, o Iraque tem grande chance de, num pleito direto, eleger um governante dessa corrente muçulmana. A possibilidade levou representantes de outros grupos a apoiar a proposta americana de eleição indireta, endossada pelo conselho no último dia 15.


Texto Anterior: Iraque ocupado: Depois da ONU, EUA recorrem à Otan
Próximo Texto: Comédia Italiana: Berlusconi ganha cérebro de Putin em nova peça de Dario Fo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.