São Paulo, segunda-feira, 05 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIA prendeu por engano alemão, afirma "Post"

DA REDAÇÃO

Os EUA admitiram ao governo da Alemanha ter detido por engano um cidadão alemão durante cinco meses, mas pediram que o incidente não fosse divulgado, segundo publicou ontem o diário "Washington Post".
De acordo com o jornal, o embaixador americano em Berlim, Daniel Coats, disse às autoridades alemãs, em maio de 2004, que Khaled Masri havia sido preso no Afeganistão pela CIA, mas seria solto em breve.
Mas, para evitar uma possível ação legal de Masri contra a CIA e a exposição da estratégia americana de captura de supostos terroristas no exterior, a instrução era de acobertar o caso. Os advogados de Masri disseram que entrarão com uma ação contra os EUA nesta semana.
Autoridades de inteligência americanas afirmaram que a CIA está investigando mais de 30 casos de "rendições errôneas". Segundo o "Post", cerca de 3.000 pessoas já foram capturadas em operações para desmantelar redes terroristas.


Texto Anterior: Guerra sem limites: Na Europa, Rice não deve explicar ação da CIA
Próximo Texto: EUA não confirmam morte de líder terrorista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.