São Paulo, quinta, 6 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Índice

CHOQUE DE HELICÓPTEROS
Falha humana pode ter causado acidente

das agências internacionais

A colisão entre dois helicópteros israelenses que matou 73 pessoas anteontem pode ter sido causada por falha humana, informou o "Yediot Ahronot", um jornal de Jerusalém. O governo decretou ontem dia de luto oficial no Estado judeu.
Anteontem, dois helicópteros militares, que levavam soldados para a região sul do Líbano, se chocaram matando todos os que estavam a bordo. Segundo balanço oficial, 52 soldados, 13 oficiais e 8 tripulantes morreram.
Segundo o diário israelense, um dos pilotos disse antes do acidente: "Tenho um problema".
A jornal afirma que o piloto não se referia a falha mecânica.
Uma comissão foi criada para averiguar as causas do acidente.
Luto oficial
O Parlamento israelense fez ontem um minuto de silêncio e declarou luto oficial por um dia pelo acidente aéreo, o pior da história militar de Israel.
O premiê do país, Binyamin Netanyahu, disse que as mortes eram parte da luta de sobrevivência de Israel. Os corpos das vítimas do acidente começaram a ser enterrados ontem. Milhares acompanharam os cortejos.
Em cada um dos enterros estava presente um ministro de governo ou outra alta autoridade.
Em meio às manifestações de tristeza, a guerrilha Hizbollah (Partido de Deus), que atua no sul do Líbano, disse que o acidente entre os helicópteros israelenses era um ato de deus.
Novo acidente
Um avião da Marinha dos EUA caiu ontem no mar Mediterrâneo, nas proximidades da costa de Israel. O avião, um S-3B Viking, levava quatro tripulantes.

Texto Anterior | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã