São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

IRÃ

Acordo entre liberais e linha dura é desfeito

DA ASSOCIATED PRESS

O acordo que deveria pôr fim à crise política no Irã não foi bem-sucedido por conta da interferência do Conselho de Guardiães, que zela pelo respeito da Constituição no país, segundo disse ontem Mohammad Reza Khatami, irmão do presidente Mohammad Khatami e líder dos reformistas.
Anteontem, Ali Khamenei, o líder supremo do Irã, ordenara que a decisão do Conselho de Guardiães de manter o veto à candidatura de mais de 2.000 reformistas à eleição legislativa de 20 de fevereiro fosse reavaliada. Ontem, o Ministério da Inteligência passou ao Conselho de Guardiães uma lista com 600 nomes de liberais cujos pedidos de candidatura deveriam ser aceitos pelo órgão.
O conselho aprovou, porém, apenas 51 dos 600 candidatos, segundo Mohsen Mirdamadi, deputado reformista. Com isso, Reza Khatami disse que seu partido, a Frente de Participação do Irã Islâmico, o maior grupo reformista do país, deveria boicotar a eleição.


Texto Anterior: Ásia: Ditador do Paquistão "perdoa" cientista que vazou segredo nuclear
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.