São Paulo, domingo, 06 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Índice

Dia de reunir a família e de vestir vermelho

DE PEQUIM

Ya Ya, 20, procurava na sexta-feira um colete vermelho para festejar a noite do Ano Novo chinês, na qual pretende ficar acordada até o dia amanhecer.
Na terça-feira, último dia do Ano do Macaco, Ya e sua família irão jantar em um restaurante e voltarão para casa por volta das 20 horas, para uma festa que se estenderá noite adentro. As mulheres farão "jiaozi", uma espécie de ravióli chinês, e todos assistirão aos shows de Ano Novo que são transmitidos pela televisão.
A véspera do Ano Novo é semelhante à noite de Natal no Brasil: as famílias se reúnem para um jantar marcado pela abundância. Nas paredes são pregadas tiras de papel vermelho, com versos que celebram o novo ano e a mudança de estação -as festas desse período também são chamadas de "Festival da Primavera".
O vermelho é associado à boa sorte e à prosperidade e é a cor preferida para quase tudo no Ano Novo, incluindo as roupas de baixo de homens e mulheres.
A rede estatal CCTV prepara uma "noite de gala" com cantores, atores, dançarinos, lutadores de artes marciais e comediantes. Depois do show, a família de Ya terá sessões de karaokê, as crianças dançarão para os avós e rodadas de "jiaozi" se repetirão.
Na semana passada, as famílias estavam ocupadas com os preparativos desta semana, na qual festejarão durante vários dias a chegada do novo ano e da primavera. A menina Zhan Chun Yan, 9, que acompanhava a mãe nas compras, não conseguia conter a excitação. "É o dia do ano em todos comem juntos e os mais velhos dão dinheiro para as crianças."
A família de Zhan também sairá para jantar, hábito que está ficando cada vez mais comum nas grandes cidades. Mas estarão de volta à casa para fazer "jiaozi" e ver os shows na televisão. Por volta da meia-noite, todos vão a algum lugar nos arredores de Pequim soltar fogos, que são proibidos no centro da cidade.

Texto Anterior: Ano do galo: Festa do Ano Novo pára trânsito na China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.