São Paulo, sábado, 06 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Chávez faz 5ª troca ministerial e adia revisão de mapa político

DA EFE

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem a quinta alteração em seu gabinete ministerial só nas últimas semanas, além da substituição do seu vice.
Humberto Ortega Díaz é o novo ministro da Banca Pública (responsável pela supervisão dos bancos públicos) -o antigo titular renunciara no dia 27- e presidente do Banco da Venezuela, nacionalizado mediante pagamento de uma indenização ao grupo Santander.
Nos últimos dias, Chávez já havia nomeado Elías Jaua como vice-presidente, no lugar de Ramón Carrizález, e novos titulares nas pastas de Meio Ambiente, Cultura, Defesa e Turismo, e acusado de golpismo boatos de que as trocas se deviam a insatisfações com suposta nomeação de cubanos para o Exército.
O venezuelano enfrenta crise devido ao racionamento de energia -segundo opositores, por falta de investimentos- e à suspensão da emissora RCTV, que motivou uma série de protestos estudantis recentemente.
Em uma outra medida com potencial para tensionar as relações com a oposição, Chávez prepara lei que reorganizará o mapa político venezuelano, na prática subtraindo poderes de instâncias regionais -muitas delas governadas por opositores- em prol do governo central.
Prevista para a última terça-feira, a promulgação da Lei do Conselho Federal de Governo foi adiada por Chávez para revisão de alguns de seus pontos pela Assembleia Nacional, que já a aprovou. O projeto deverá ser sancionado nas próximas semanas.


Texto Anterior: Re-reeleição de Uribe sofre novo revés
Próximo Texto: Equador: Correa fustiga a Justiça depois de decisão pró-emissora crítica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.