UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bagdá apresenta brigada de camicases

Ramzi Haidar/France Presse
"Camicases" iraquianos desfilam em Bagdá em uma marcha de "demonstração de força" aos EUA


DA REDAÇÃO

O governo do Iraque apresentou ontem, em Bagdá, um grupo de 120 jovens "dispostos ao sacrifício", que constituem uma brigada de combatentes camicases. Eles participaram de um desfile ao lado de milhares de membros das forças especiais do Ministério do Interior iraquiano.
"Vou morrer defendendo o Iraque, Saddam Hussein, o [rio] Tigre e o [rio] Eufrates", declarou Khaldum, 23, que tinha a cabeça coberta por um lenço branco e se apresentou como um "camicase pela pátria". Ele portava uma metralhadora de origem russa.
"Fazemos como os palestinos. Voltaremos para casa mortos, mas como mártires... Estamos dispostos a morrer por nosso país, combatendo os EUA. Todos os outros iraquianos pensam da mesma forma", acrescentou.
Portando uniformes militares e armas poderosas, os membros do serviço de segurança do Ministério do Interior do Iraque desfilaram em pequenos grupos, saudando o ministro Mahmud Diab al Ahmad e outros oficiais que se encontravam em uma grande tribuna coberta.
Centenas de curiosos, em sua maioria mulheres, assistiram ao desfile e aplaudiram cada menção ao nome de Saddam. O evento ocorreu na avenida Palestina, situada ao norte de Bagdá.
Muitas faixas foram postas no caminho do desfile. Elas expressavam apoio ao ditador iraquiano. "O Iraque é Saddam, e Saddam é o Iraque", dizia uma delas.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Ataque deve ser dez vezes maior que o de 91
Próximo Texto: Roupa suja: Iraque e Kuait discutem em cúpula de países muçulmanos no Qatar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.