São Paulo, sexta-feira, 06 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Premiê da China propõe tratado de paz a Taiwan

RAUL JUSTE LORES
DE PEQUIM

A China está pronta para um tratado de paz com Taiwan, disse ontem o premiê chinês, Wen Jiabao, ao abrir o Congresso Nacional do Povo. Na reunião anual do Parlamento chinês, Wen afirmou ainda querer diálogo sobre questões militares com a ilha, que tem gestão autônoma, mas que Pequim vê como "Província rebelde".
Cerca de 1.500 mísseis na costa chinesa apontam hoje para Taiwan, e os dois países estiveram perto de uma guerra sob o governo do independentista Partido Progressista Democrático. Mas a relação melhorou desde maio passado, quando subiu ao poder o Kuomintang, prometendo melhores relações com a China de olho no crescimento econômico do rival.
Voos diretos entre Taipé e a China foram autorizados em dezembro e houve encontros entre representantes dos dois governos.
Mas a reação de Taipé ontem foi morna. "Um acordo de paz beneficia os dois lados, mas devemos buscar antes assinar acordos econômicos", declarou a Presidência. A China é o maior parceiro comercial de Taiwan, com balança comercial bilateral anual de US$ 130 bilhões.


Texto Anterior: Só Sudão pode prender Bashir, dizem analistas
Próximo Texto: Em cúpula, Obama defende urgência de reformar saúde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.