São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

``NOVA ERA''
Paris e Nova York fazem festa
Ano 2000 começa daqui a 1.000 dias

das agências internacionais

A partir de hoje, faltam 1.000 dias para o início do ano 2000. Um dos relógios mais precisos do mundo, o do Observatório de Greenwich (Reino Unido), começaria hoje a contagem do tempo que falta para o réveillon de 1999. Também seria realizada uma festa na passagem do sábado para o domingo.
As cidades de Paris, Roma e Nova York, entre outras, também preparam festas para começar a contagem regressiva até a data.
Greenwich é uma região da Grande Londres que serve de referência padrão para os fusos horários do planeta. O horário das demais regiões do mundo é medido internacionalmente pelo número de horas em que elas estão ``adiantadas'' ou ``atrasadas'' em relação a Greenwich. Seu relógio tem uma precisão de cerca de um milionésimo de segundo.
Os parisienses iriam montar um telão na torre Eiffel para marcar o evento. Em Nova York, as comemorações aconteceriam na Times Square, onde 1.000 músicos iriam tocar no início do domingo.
``Nós realmente já estamos na temporada do milênio'', diz Stephen Morello, que dirige o departamento de turismo de Nova York. Na verdade, o atual milênio só termina em 31 de dezembro de 2000.
No entanto, o departamento de Morello já está vendendo manuais de informações sobre as comemorações do ``milênio'' na cidade de Nova York por US$ 20.
Os organizadores da festa dos 1.000 dias também adiantaram alguns detalhes do réveillon de 1999. A Times Square, tradicional local de comemorações da passagem do ano em Nova York, terá 24 telões que mostrariam cenas de 24 fusos horários da Terra. Isto é, os nova-iorquinos assistiriam a passagem do ano em lugares como o Japão e Europa, entre outros.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã