UOL


São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INIMIGO

O filósofo francês Paul Virilio diz que EUA tiveram de "inventar" um inimigo por meio da propaganda para poder atacar o Iraque

Inventado pela propaganda

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Paul Virilio, 70, urbanista e filósofo francês, afirma que, para o novo conflito no Iraque, os Estados Unidos precisaram "inventar" o inimigo. A invenção ocorre pela propaganda e sobretudo pelo aparato de comunicação que permitiu essa guerra on-line.
Em entrevista à Folha, diz que "o campo de percepção de uma guerra é mais importante que o campo de batalha propriamente dito". Ou seja, a atual guerra privilegia a conquista do espaço virtual, tanto quanto a conquista do espaço territorial iraquiano.
Virilio é um pensador de extrema originalidade e nem sempre de fácil compreensão. Caminha contra a corrente e atropela sólidos consensos globalizados. Não acredita, por exemplo, que a tecnologia de ponta na área da informação tenha algo a ver com o progresso. Ele argumenta que em verdade constroem-se obstáculos perigosos às liberdades.
A coalizão anglo-americana, diz Virilo, ameaça a democracia, porque o combate on-line acaba desembocando numa "sincronização das emoções", que conduz à perda coletiva do espírito crítico e, no momento seguinte, ao risco da idolatria. É mais grave que a padronização das opiniões a que se chegou no século 20. Sem a opinião diversificada, o processo democrático já está comprometido.
Entre outros diagnósticos, ele diz que a ciência deixou de ser um agente de civilização para se tornar um instrumento militar.
Além de obras sobre arquitetura e urbanismo, Paul Virilio publicou 16 ensaios filosóficos, quatro deles traduzidos no Brasil pela Estação Liberdade e Editora 34 ("Estratégia da Decepção", "Velocidade e Política", "A Bomba Informática" e "O Espaço Crítico").


Texto Anterior: O Iraque deve ser deixado aos iraquianos
Próximo Texto: Não há mais separação entre o campo de batalha real e o virtual
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.