UOL


São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Levantamento conta 1.101 civis mortos em Bagdá

DA REDAÇÃO

Pelo menos 1.101 civis iraquianos morreram e 6.800 ficaram feridos durante a guerra no Iraque somente em Bagdá, segundo levantamento feito entre os dias 20 de março e 9 de abril pelo grupo de jornais Knight Ridder, que inclui o diário "The Miami Herald", com base nos registros médicos dos 19 maiores hospitais da capital.
De acordo com o levantamento, o número de baixas civis é provavelmente maior, pois muitos mortos nem sequer chegaram a ser levados para hospitais. Em outros casos, não foi possível determinar se os mortos eram civis ou integravam as forças iraquianas, já que muitos iraquianos lutaram sem uniforme ou identificação.
O Crescente Vermelho iraquiano (associado à Cruz Vermelha) deverá divulgar um relatório nas próximas semanas. A última estimativa divulgada pelo Iraque totalizava 1.250 civis mortos. Os EUA não contabilizam baixas iraquianas.
Entre as forças anglo-americanas, 125 militares americanos e 31 britânicos morreram durante a guerra.


Texto Anterior: Iraque ocupado: "Núcleo" do governo do Iraque sai em 15 dias
Próximo Texto: Sob o olhar dos EUA, Mossul elege prefeito, no 1º pleito pós-Saddam
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.