São Paulo, sexta-feira, 06 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obama capitaliza morte de Bin Laden em ato no Marco Zero

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

Quatro dias após a morte do terrorista Osama bin Laden, o presidente Barack Obama foi a Nova York prestar homenagem às vítimas do ataque do 11 de Setembro.
A visita ocorreu no mesmo dia em que pesquisa do instituto Gallup mostrou alta na aprovação do presidente americano. Ela avançou seis pontos percentuais, para 52%, desde o assassinato -é sua maior aprovação desde março do ano passado.
O maior avanço registrado pelo Gallup foram os 35 pontos obtidos pelo antecessor de Obama, George W. Bush, logo depois do atentado.
Ontem, em cerimônia acompanhada por familiares de alguns dos mortos nos ataques, Obama colocou uma coroa de flores no Marco Zero, o local onde estão sendo construídas duas novas torres do World Trade Center.
Depois do evento, Obama se reuniu com cerca de 60 familiares de vítimas do atentado da Al Qaeda. A vários deles, disse: "Nós nunca vamos nos esquecer".
A mesma mensagem foi dita, horas antes, em visita a um Corpo de Bombeiros que perdeu equipe de 15 homens nas operações de resgate.
"Obviamente, não podemos trazer de volta os amigos que vocês perderam", disse. "O que ocorreu no domingo [a morte de Bin Laden] enviou uma mensagem: quando dizemos que nunca esqueceremos, falamos sério."
Acompanhado de Rudy Giuliani, prefeito de Nova York na época dos ataques, Obama afirmou que o compromisso de garantir que justiça está sendo feita transcende partidos e política.
Essa foi a primeira visita de Obama ao local dos atentados desde que se tornou presidente, em 2009.
Em entrevista ao programa "60 Minutes" divulgada ontem, Obama disse que o tratamento do corpo de Bin Laden, jogado ao mar, foi "respeitoso". "Tomamos mais cuidado do que ele quando matou 3.000 pessoas [nos atentados]".


Texto Anterior: Atentado contra trens marcaria uma década do 11 de Setembro
Próximo Texto: Familiares de vítimas dizem estar agradecidos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.