UOL


São Paulo, sexta-feira, 06 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ITÁLIA

Primeiro-ministro responde a processo por corrupção

Aliados de Berlusconi aprovam projeto de lei que lhe dá imunidade

DA REDAÇÃO

Os congressistas aliados do premiê italiano, Silvio Berlusconi, deram um passo importante para a aprovação de uma lei que pode paralisar processo contra o líder italiano, acusado de corrupção. O projeto de lei, aprovado ontem pelo Senado, tem sido chamado de casuístico pela oposição.
Agora, o projeto de lei será encaminhado à Câmara dos Deputados, onde deve ser debatido até o final do mês. A coalizão de Berlusconi tem uma confortável maioria no Congresso.
O premiê afirma que promotores de esquerda estão tentam derrubá-lo com acusações infundadas e que uma lei de imunidade garantirá a vontade democrática das pessoas que o elegeram.
Considerado o homem mais rico da Itália, Berlusconi é acusado de subornar juízes para impedir a venda da empresa estatal de alimentos SME a um empresário rival, nos anos 80. O premiê nega as acusações.

Paralisação
O sindicato dos jornalistas italianos decidiu ontem entrar em greve neste mês para protestar contra supostos ataques à autonomia da profissão pelo governo de Berlusconi.
A decisão foi tomada menos de uma semana depois que jornalistas do "Corriere della Sera", o maior do país, se demitiram em protesto contra a saída do editor, Ferruccio de Bortoli, supostamente por pressão de Berlusconi.
Os jornalistas de veículos impressos devem paralisar na próxima terça. No dia 18 de junho, é a vez dos jornalistas de TV.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Terror: Mulher-bomba mata 17 perto da Tchetchênia
Próximo Texto: EUA: Ashcroft defende o tratamento dado a suspeitos de terror presos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.