São Paulo, sábado, 6 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALERTA
Aviões quase bateram em Nova York
Controlador de vôo dos EUA terá treino extra

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
de Washington

O governo dos EUA deu ordens aos 10 mil controladores de tráfego aéreo do país para que recebam pelo menos duas horas adicionais de treino após dois aviões quase se chocarem no mês passado.
O incidente, não divulgado antes, aconteceu em 3 de abril, quando um Airbus-320 da Air Canada decolava e um DC-9 da US Airways aterrisava no aeroporto de La Guardia (Nova York).
Os dois jatos estavam a 12 m um do outro quando o controlador de vôo mandou o piloto do DC-9 abortar o pouso e circundar o aeroporto, o que aconteceu.
O controlador que estava encarregado da torre de comando de La Guardia naquele dia foi afastado de suas funções. Mas, após conversar com superiores, foi reconduzido ao cargo.
O diretor interino da Administração Federal de Aviação (FAA), James Washington, disse que sua agência "está levando esse incidente bastante a sério".
Segundo ele, o treinamento adicional é obrigatório e será realizado "o mais cedo possível".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.