São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA
The Washington Post - de Washington

Mori quer 70 anos para aposentadoria

JAPÃO - O primeiro-ministro do país, Yoshiro Mori, afirmou ontem que os japoneses, por terem a maior taxa de longevidade e a menor de natalidade do planeta, deveriam trabalhar até os 70 anos, relata o jornal.
Mori sugeriu que as leis trabalhistas do país, que permitem aos trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos se aposentar entre 60 e 65 anos, deveriam ser revistas, argumentando que, pela tendência do envelhecimento da população, o sistema previdenciário japonês poderá sofrer sérios reveses.
A população japonesa é a que mais envelhece a partir dos 65 anos em todo o mundo. A proposta de Mori foi feita em uma entrevista coletiva, na qual ele esboçou quais seriam as metas de seu novo gabinete, recomposto depois das eleições legislativas ocorridas no dia 25 de junho.
O média de idade do novo grupo de assessores do premiê é de 66 anos. Estudos da Organização Mundial da Saúde revelam que, em duas décadas, pelo menos metade da população japonesa estará aposentada.
A maioria dos japoneses pede sua aposentadoria aos 60 anos. Mori tentou um diálogo com líderes empresariais para que eles estimulassem seus trabalhadores a se manter em seus postos até os 65 anos, recebendo todos os benefícios trabalhistas garantidos pelo atual sistema previdenciário japonês.
O jornal informa que o governo estimula que os aposentados iniciem uma "segunda carreira" depois de encerrar seu ciclo produtivo, mas esses trabalhos são normalmente voluntários.
Mori declarou na entrevista: "Pessoas mais velhas que têm o desejo e a capacidade de trabalhar podem contribuir para dar apoio à nossa sociedade, que envelhece cada vez mais rápido. Acho importante estabelecer um sistema previdenciário que permita às pessoas trabalhar até os 70 anos, se quiserem".


Texto Anterior: México: Fox abre contato com guerrilha zapatista
Próximo Texto: Verão: Onda de calor castiga sudeste da Europa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.