São Paulo, terça-feira, 06 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Segurança é reforçada a dois dias da posse

Álvaro Uribe quer referendo para reduzir o Congresso colombiano

DA REDAÇÃO

O presidente eleito da Colômbia, Álvaro Uribe, pretende apresentar amanhã, quando toma posse, um projeto de referendo para dissolver o Parlamento e convocar novas eleições para um novo Congresso reduzido, segundo afirmaram pessoas próximas.
A reforma, uma de suas promessas de campanha, visa reduzir o número de legisladores de 268 para 150 e tornar o Parlamento unicameral, com o fechamento do Senado. Segundo ele, isso cortaria gastos administrativos e ajudaria no combate à corrupção.
Porém a iniciativa corre o risco de ser barrada no Congresso. Vários deputados do Partido Liberal, que tem a maior bancada, e de sua própria base de apoio disseram que, se Uribe propuser eleições antecipadas ao Congresso, incluirão no projeto a antecipação também da eleição presidencial. Uribe, dissidente do Partido Liberal, já disse que não voltará atrás.
Há dois anos, o atual presidente, Andrés Pastrana, também propôs um referendo semelhante, mas voltou atrás após os liberais terem acrescentado ao projeto a antecipação da eleição presidencial.

Atentados
A dois dias da posse de Uribe, aumentavam ontem os temores na Colômbia sobre possíveis atentados por parte das guerrilhas de esquerda. As forças de segurança estão em alerta máximo para garantir a segurança amanhã.
Ontem, ao menos seis militares e cinco civis ficaram feridos após a explosão de sete cilindros-bomba num aeroporto na cidade de Saravena (nordeste do país), que ficou praticamente destruído. O Exército atribuiu o ataque às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), principal guerrilha do país. O Exército anunciou ainda ter evitado outros quatro atentados das Farc.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Igreja: Vaticano excomunga 7 mulheres ordenadas
Próximo Texto: Venezuela: Grupo armado assume ataque pró-Chávez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.