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EUROPA
Rótulo terá de advertir sobre os riscos do álcool para gestantes; produtores de vinho dizem que atitude é sensacionalista
Bebida francesa terá alerta para grávidas
MARK JOHN
DA REUTERS, EM PARIS
O governo francês ordenou aos
fabricantes de bebidas alcoólicas
que afixem rótulos a seus produtos avisando as mulheres dos perigos do consumo de álcool na
gravidez. É uma iniciativa polêmica, num país em que o vinho é
uma instituição nacional.
A decisão foi tomada depois que
um promotor público abriu uma
investigação para decidir se o setor de bebidas alcoólicas pode ser
responsabilizado legalmente pelos danos provocados a fetos pelo
consumo de álcool de suas mães.
""O consumo de álcool durante a
gravidez é muito arriscado para o
feto. De fato, é uma das maiores
causas de retardo mental", disse o
ministro da Saúde, Philippe
Douste-Blazy, ex-médico. Segundo ele, os rótulos das bebidas alcoólicas devem recomendar a
abstinência total para grávidas.
As bebidas alcoólicas vendidas
nos EUA trazem avisos de saúde
há anos, mas até agora a França
insistia que apenas os comerciais
de bebidas deveriam ser acompanhados de tais avisos.
O pediatra Philippe Dehaene,
especializado no efeito do álcool
sobre fetos, disse que cerca de 1%
dos bebês nascidos na França todos os anos sofrem os efeitos do
álcool consumido por suas mães.
A reação da indústria de bebidas foi fria. ""O consumo de álcool
durante a gravidez é um problema sério que exige ser debatido
seriamente, em lugar de ser alvo
de tentativas de fazer manchetes",
declarou Jerome Agostini, presidente do grupo CNIV, que representa o setor vinícola francês. Ele
sugeriu que uma campanha de informação pública voltada às grávidas poderia ser mais eficaz.
Em janeiro, o governo havia
manifestado oposição a uma tentativa de impor o uso de rótulos
feita por uma senadora.
Mas a questão chegou aos jornais nesta semana, quando veio à
tona que o promotor público de
Lille, no norte da França, analisava uma queixa contra a indústria
de bebidas movida por um grupo
de mães que afirmam não ter sido
adequadamente informadas dos
riscos do álcool para a sua saúde.
Em 2002, o governo lançou uma
campanha para mudar a atitude
indulgente em relação aos motoristas que dirigem alcoolizados.
Lideranças do setor vinícola
francês, preocupadas com a queda nas vendas, vêm pedindo um
afrouxamento das leis que restringem os anúncios.
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