São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA

Sudão faz acordo com a ONU para desarmar milícias e solucionar crise no país
As Nações Unidas e o governo sudanês fecharam um acordo para solucionar a crise humanitária e desarmar as milícias árabes na Província de Darfur, em um esforço para atender à resolução do Conselho de Segurança da ONU que dá ao Sudão 30 dias para deter a violência no oeste do país, sob pena de retaliações econômicas e diplomáticas.
No acordo são detalhados os passos a serem tomados pelo país nos próximos 30 dias para "começar a desarmar a [milícia árabe] Janjaweed e outros grupos rebeldes e solucionar a crise humanitária". Não foram divulgados os detalhes do plano, que ainda tem de ser aprovado pelo Executivo sudanês.
Cartum disse que facilitará o acesso de grupos de ajuda humanitária à região e que a campanha de desarmamento das milícias deve ser iniciada nesta semana, mas será voluntária. Segundo a rede BBC, Ruanda e Nigéria enviarão na próxima semana 300 soldados a Darfur.
O conflito já gerou 1,2 milhão de refugiados.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Alemanha: Enfermeiro é suspeito de ter matado 80 idosos
Próximo Texto: Iraque sob tutela: Confrontos interrompem trégua em Najaf
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.