São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

ORIENTE MÉDIO

Israel autoriza polícia palestina a portar armas

DA REDAÇÃO

O Ministério da Defesa de Israel concordou em permitir que alguns policiais palestinos portem armas para patrulhar as ruas, segundo informaram autoridades israelenses. A permissão tem como objetivo fortalecer as debilitadas forças de segurança palestinas e dar um sinal de confiança ao premiê palestino, Ahmed Korei.
Porém apenas os policiais cujos nomes forem aprovados pelo Shin Bet (serviço de segurança interna de Israel) poderão andar armados. A ANP (Autoridade Nacional Palestina) disse que não foi notificada oficialmente.
Os policiais palestinos deixaram de usar armas após incursão israelense na faixa de Gaza, em abril de 2002. Algumas cidades são patrulhadas hoje por milícias armadas e por integrantes de grupos terroristas, em um sinal da falta de poder da ANP.
Essa crise no governo palestino ficou comprovada em mais um episódio ontem: três ministros foram obrigados por integrantes do grupo terrorista Brigadas dos Mártires de Al Aqsa a interromper uma entrevista coletiva em Beit Hanoun (faixa de Gaza).
Essa organização tem ligações com alas do Fatah, o grupo político do presidente Iasser Arafat, que está dividido sobre a necessidade de reformas na ANP.
O incidente ocorreu horas após Israel encerrar uma ocupação de mais de um mês da cidade.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Líderes islâmicos são detidos pelo FBI
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.