São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Opositor acusa ditador do Egito por campanha suja na internet

Página na rede Facebook mostra filha de ElBaradei de maiô

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O diplomata e político egípcio Mohamed ElBaradei, ex-diretor-geral da agência nuclear da ONU, acusa o regime do ditador Hosni Mubarak de estar por trás de uma campanha que postou na internet fotos de sua filha, Laila, de maiô e sentada numa mesa com taças de vinho.
Nos últimos meses, ElBaradei consolidou-se como opositor a Mubarak, no poder desde 1980, e pode enfrentá-lo na eleição presidencial prevista para 2011.
A página em árabe da rede social Facebook que diz divulgar segredos da família ElBaradei também traz uma ficha de apresentação na qual Laila, uma advogada de negócios radicada em Londres e casada com um europeu, é qualificada como "agnóstica" e "muito liberal".
A página foi aparentemente montada com fotos e informações tiradas do perfil verdadeiro de Laila -que só pode ser acessado por seus amigos no Facebook.
O governo negou envolvimento no caso, mas a divulgação das informações privadas sobre a moça tem o claro objetivo de colocar em xeque as credenciais religiosas do pai, que se tornou um feroz adversário do regime desde que saiu da ONU.
O regime egípcio é laico e se opõe aos movimentos religiosos, mas desqualificar ElBaradei como muçulmano pode ser uma maneira de jogar contra o opositor uma população majoritariamente devota e conservadora.
Não está claro se ElBaradei será candidato no pleito de 2011, que muitos esperam ser uma fraude destinada a apontar o filho de Mubarak, Gamal, como seu sucessor.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Vaticano afirma que poderá interceder em apoio a Sakineh
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.