São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiro registro é do séc. 9º; uso é reservado para ocasião especial
Conheça a história da 'saia' usada pelo príncipe Charles

de Londres

O kilt, uma espécie de saia de lã feita de um tecido em padrões xadrez, é a roupa usada na Escócia em ocasiões especiais, como funerais, casamentos e festas.
O príncipe Charles costuma adotar a vestimenta quando está na Província britânica, assim como os outros membros da família real.
Os primeiros registros do uso do kilt datam do século 9º, mas se acredita que ele tenha adquirido sua forma atual no final do século 15.
O tecido xadrez, chamado de tartan, foi adotada como traje pelos guerreiros das Highlands, no norte da Escócia.
O kilt usado por Charles anteontem é de uso exclusivo da família real, e o padrão de xadrez se chama Balmoral.
Entre 1746 e 1782, seu uso entre civis foi proibido. A medida foi adotada para destruir o sistema de clãs escocês e conter o nacionalismo na Província, depois que as tropas do príncipe Charles Edward foram derrotadas pela coroa inglesa.
O príncipe agrupou soldados no norte da Província para tentar tomar o trono da Escócia e da Inglaterra e foi derrotado na batalha de Culloden. A vestimenta sobreviveu porque seu uso pelo Exército não foi vetado. Revogada a proibição, o kilt voltou a ser usado por civis. (PHB)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.