São Paulo, domingo, 06 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise fez Círculos Bolivarianos se destacarem

DA REDAÇÃO

Criados no ano passado, os Círculos Bolivarianos se transformaram num dos principais pontos de discórdia do presidente Hugo Chávez com a oposição. Os círculos são pequenos grupos civis que têm o objetivo legal de "discutir a revolução bolivariana". Segundo o governo, eles têm uma função de auxiliar em trabalhos sociais e em campanhas públicas.
Para a oposição, porém, eles não passam de um arremedo dos Comitês para Defesa da Revolução, de Cuba, acusados de estimular a delação entre vizinhos.
Os Círculos Bolivarianos ganharam destaque com o golpe frustrado contra Chávez, em 11 de abril, após a megamanifestação da oposição que terminou com 17 mortos e dezenas de feridos.
Segundo a oposição, os tiros partiram de membros dos círculos posicionados no alto de prédios no centro de Caracas. O governo nega e diz que as mortes foram responsabilidade da Polícia Metropolitana, força subordinada a Alfredo Peña, prefeito da região metropolitana de Caracas e adversário político de Chávez.
Uma comissão de investigação foi aberta para apurar as mortes. Algumas pessoas foram presas, com base em imagens de TV, mas até hoje não há nenhuma informação conclusiva sobre a questão. (RW)


Texto Anterior: Grupo civil pró-Chávez promete impedir novo golpe
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Arafat proclama Jerusalém futura capital palestina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.