São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA

Documento está sendo estudado por setores do Vaticano

Homem de tendência homossexual pode ser proibido de se tornar padre

DA REUTERS

O Vaticano está preparando um documento que poderia impedir que homens com tendências homossexuais se tornem padres, afirmaram ontem fontes na Igreja Católica -que preferiram manter o anonimato.
Se não sofrer alterações, o documento, que ainda está sendo estudado por vários departamentos do Vaticano, vai exigir que bispos e diretores de seminários impeçam que homens com tendências homossexuais ordenem-se.
Escândalos envolvendo padres acusados de pedofilia neste ano abriram o debate sobre muitos aspectos da sexualidade dos padres, como o celibato. A maior parte das acusações de abusos era relativa a atos homossexuais.
Segundo os ensinamentos tradicionais da Igreja, não é pecado ser gay, mas realizar atos homossexuais, que o Catecismo da Igreja Católica afirma serem "intrinsecamente desordenados", sim.

Controvérsia
Para alguns membros da igreja, a orientação homossexual não deveria ser impedimento para o recebimento do sacramento da ordem, e sim a falta de vocação.
O reverendo Thomas Reese, editor da revista semanal jesuíta americana "America", afirmou em um editorial a ser publicado na próxima edição da revista que a Igreja Católica deveria assegurar que apenas homens psicologicamente saudáveis fossem ordenados, tenham eles inclinações heterossexuais ou homossexuais.
"Homens gays saudáveis e dedicados servindo como padres fazem uma importante contribuição à vida da igreja", disse Reese. "O ônus da prova, portanto, recai sobre aqueles que buscam impedir essas ordenações no futuro."
Outros, contudo, dizem que, já que a Igreja ensina que a inclinação homossexual é uma "desordem", é uma contradição deixar que homossexuais se tornem padres. Eles afirmam ainda que o ambiente majoritariamente masculino em que padres têm de viver representa um desafio maior ao celibato de homossexuais do que ao de heterossexuais.
Na mesma edição da revista, o padre Andrew Baker, membro da Congregação de Bispos do Vaticano, escreveu que tendências homossexuais são "aberrações" e que diretores de seminários deveriam impedir a entrada de homens que suspeitem ser gays.


Texto Anterior: Terror: Quatro países estocam vírus da varíola em segredo, dizem EUA
Próximo Texto: Panorâmica - Terror: França detém 8 suspeitos por atentado em sinagoga na Tunísia que matou 21 em abril
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.