São Paulo, terça-feira, 06 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Terroristas treinam crianças, diz agência de espionagem

DA REDAÇÃO

O Reino Unido abriga hoje ao menos 2.000 pessoas que representam ameaça terrorista direta ao país -incluindo crianças-, afirmou ontem Jonathan Evans, diretor da agência de espionagem doméstica britânica MI5. Segundo Evans, que assumiu o posto em abril, eles seriam futuros terroristas inspirados pela Al Qaeda.
"Agora mesmo, terroristas têm como alvo, de forma metódica e intencional, jovens e crianças neste país", disse o diretor em Manchester. "Estão doutrinando jovens vulneráveis para cometer atos terroristas." Ele afirmou ter visto jovens de 15 e 16 anos envolvidos em atividades terroristas em 2007.
A antecessora de Evans, Eliza Manningham-Buller, havia alertado em novembro de 2006 para o fato de o MI5 monitorar cerca de 30 tramas terroristas e 1.600 suspeitos. O aumento se deve à melhoria do sistema de informação e "ao fluxo constante de novos recrutas da causa extremista", diz Evans.


Com Associated Press


Texto Anterior: Cooperação militar: Pequim e Washington vão ter linha direta para Defesa
Próximo Texto: Curdos: Em reunião com premiê turco, Bush tenta adiar ação no Iraque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.