São Paulo, terça-feira, 06 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURDOS

Em reunião com premiê turco, Bush tenta adiar ação no Iraque

DA ASSOCIATED PRESS

Na tentativa de adiar uma invasão da Turquia ao norte do Iraque, única região relativamente estável do país que ocupa, o presidente dos EUA, George W. Bush, ofereceu ontem em reunião em Washington nova ajuda ao premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, no combate a guerrilhas separatistas curdas.
A Turquia ameaça realizar operações militares de larga escala no país vizinho para coibir ações do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que encontram refúgio no norte iraquiano, contra seus militares. Os EUA, por sua vez, se vêem numa encruzilhada, já que a Turquia é sua aliada sob a Otan e considera o PKK terrorista.
Ontem, Bush chamou o PKK de inimigo "da Turquia, de um Iraque livre e dos EUA" e ofereceu compartilhar inteligência e aumentar contatos militares com Ancara -como prometera seu Departamento de Estado.
Erdogan não indicou quando ou se invadirá o Iraque, mas afirmou que seu país "tem autoridade para decidir a respeito".


Texto Anterior: Reino Unido: Terroristas treinam crianças, diz agência de espionagem
Próximo Texto: Itália expulsa imigrantes romenos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.