São Paulo, quinta-feira, 06 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Euforia domina reação européia ao resultado

DE GENEBRA

A esperança gerada pela campanha de Obama na Europa se transformou em euforia assim que a vitória do senador democrata foi confirmada.
O entusiasmo esteve estampado nos jornais, dominou festas que vararam a madrugada e ficou claro nas reações dos líderes europeus, que manifestaram admiração pelos EUA e sua capacidade de reinventar que havia muito não se via.
"Bom dia, sr. presidente. Torne o mundo melhor!", foi a manchete do jornal "Bild", o mais popular da Alemanha.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também aderiu ao clima de otimismo que tomou conta do continente. "Num momento em que devemos enfrentar juntos grandes desafios, sua eleição desperta enorme esperança na França, na Europa e além", disse Sarkozy.
A chanceler alemã, Angela Merkel, que junto com Sarkozy ajudou a reaproximar europeus e americanos após a tensão causada pela invasão do Iraque, convidou o democrata a voltar a Berlim, onde em julho ele fez uma aparição digna de astro pop, diante de 200 mil pessoas.
O premiê britânico, Gordon Brown, elogiou "a campanha inspiradora" conduzida por Obama e seus "valores progressistas". Na Espanha, cujas relações com Washington ficaram abaladas depois que o governo socialista decidiu retirar as tropas do país do Iraque, o premiê José Luis Zapatero afirmou que a eleição de Obama "abre uma nova era de diálogo". (MN)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Na China, TV e telões ignoram a definição da disputa americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.