UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inspetores dão uma semana de prazo ao Iraque

DA REDAÇÃO

Os chefes dos inspetores de armas da ONU fizeram ontem um ultimato a Bagdá. Disseram que Iraque tem apenas uma semana para melhorar drasticamente a cooperação para o seu desarmamento.
O chefe das inspeções, o sueco Hans Blix, e o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o egípcio Mohamed El Baradei, afirmaram que o Iraque deve agir imediatamente, para evitar receber avaliação negativa num relatório que será entregue ao Conselho de Segurança (CS).
"Esperamos que, neste momento tardio, adotem uma resposta positiva", afirmou Blix. "Se não fizerem isso, nossos relatórios na próxima sexta [dia 14" não serão como deveriam ser."
A dupla viaja a Bagdá neste fim de semana, para se reunir com autoridades iraquianas e fazer suas conclusões antes da apresentação ao CS.
"Precisamos mostrar progresso em nosso relatório", declarou El Baradei. "Nossa missão em Bagdá no fim de semana é crucial. Esperamos garantir 100% de cooperação da parte do Iraque."
Eles esperam convencer Bagdá a facilitar as entrevistas com cientistas. Após as acusações dos EUA de que está enganando os inspetores, o Iraque disse ontem que os inspetores haviam realizado a primeira entrevista a sós com um de seus cientistas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque na mira: Bush apóia resolução para atacar Bagdá
Próximo Texto: Comentário: "Irrefutável e inegável"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.