UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROVOCAÇÃO

Para o secretário, os três são os países que resolveram "não fazer nada" sobre o Iraque

Rumsfeld coloca Alemanha em lista com Cuba e Líbia

Kevin Lamarque/Reuters
Rumsfeld se senta para falar a comitê do Congresso dos EUA


DA REUTERS

O secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, colocou a Alemanha ao lado de Cuba e Líbia ao listar países que teriam descartado qualquer participação num ataque ao Iraque e na reconstrução pós-guerra.
No Congresso americano, Rumsfeld disse existir um número "não-trivial" de países dispostos a se unir às forças americanas ou a apoiá-las e um outro "bom grupo de países" que ajudarão a reconstruir o Iraque.
"E há três ou quatro países que disseram que não vão fazer nada. Acredito que Líbia, Cuba e Alemanha sejam os que indicaram que não ajudarão de forma nenhuma", afirmou Rumsfeld.
Ao incluir a Alemanha, um dos maiores aliados americanos desde o final de 2ª Guerra Mundial, na mesma categoria que Cuba e Líbia, países inimigos dos EUA, Rumsfeld mostra como as relações entre Washington e Berlim estão estremecidas.
Esse estremecimento começou no ano passado quando o chanceler alemão (premiê), Gerhard Schröder, candidato à reeleição, reverteu uma provável derrota nas urnas com um discurso contrário à guerra.
No mês passado, Rumsfeld já havia afirmado que a França e a Alemanha, ambos contrários a um ataque, representavam "a velha Europa".
A nova declaração teve repercussão na Alemanha. O governo não comentou, mas o deputado oposicionista Michael Glos (do bloco democrata-cristão) culpou Schröder: "O alarme deve estar tocando em Berlim quando a Alemanha é colocada no nível de Cuba e Líbia. Schröder é responsável por isso".
Rumsfeld viajou ontem à noite à Itália, onde deve se reunir com o premiê Silvio Berlusconi. No fim de semana, ele participará de uma reunião em Munique (sul da Alemanha).


Texto Anterior: França continua contra guerra, diz Chirac
Próximo Texto: Inspetores têm reunião privada com cientista
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.